quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

SEXTA-FEIRA 13 E DAI?



Hoje é sexta-feira 13. Nada vai mudar na sua vida. Mas que há um monte de crenças por ai, há. E como é mesmo que surgiu essa história de sexta-feira 13 ser um dia "maldito"? 
Vamos começar com o número 13. Ele ganhou um certo status de lazarento por conta de várias superstições: eram 13 apóstolos na última ceia, e o 13º seria Judas, que traiu Jesus. Na Roma Antiga, as bruxas se juntavam em grupos de 12 - pois o 13º era o demônio. 
Tem mais. Na numerologia o 12 é considerado de algo completo: 12 meses do ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus, 12 signos do zodíaco, 12 horas no relógio. já o 13 é uma transgressão e sinal de infortúnio e azar. No tarô o 13 significa morte. Nunca se convidam 13 pessoas pra um jantar, na França chegam a contratar o 14º convidado. Nos Estados Unidos muitos hotéis não possuem o 13º andar e dizem que na Inglaterra os condenados davam 13 passos até chegar ao local onde iam ser enforcados. E adivinha qual era o dia das execuções oficiais? A sexta-feira! 
Segundo a revista "National Geographic" em 2004 quase U$ 900 milhões foram perdidos nas sextas-feiras 13 porque as pessoas se recusavam a fazer negócios nessa data. 
E as superstições não param: existem histórias muito anteriores a Cristo, como por exemplo na Mitologia Nórdica que conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. O Loki, aquele do mal meio louquinho que muitos descrevem como Espírito da Discórdia, ou Deus da Travessura, apareceu sem ser convidado. Seria o 13° convidado. Chegou e armou um barraco. Balder (filho de Odin), conhecido como sendo um dos deuses favoritos, considerado Deus da Luz, o mais belo dos deuses, morreu na confusão (o Loki fez uma fofoca enorme e o irmão Hoder, Deus da Guerra, matou Balder). 
Outra versão é que a Deusa do Amor, da Fertilidade e da Beleza, esposa de Odin e madrasta do Thor, Frigga (que deu origem a frigadag, friday, sexta-feira...ó já a ligação ai ó) foi transformada em bruxa quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo. Então, como vingança ela passou a se reunir todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio e os 13 ficavam rogando pragas aos humanos. Enfim, a mitologia é grande mas sobre o número 13 seria isso. 
E a sexta-feira, o que tem de ruim? Além de ser o dia da reunião da tal Frigga lá da Mitologia Nórdica, católicos acreditam que a crucificação de Jesus foi numa sexta-feira (a Sexta-Feira da Paixão taí, né?) também há teólogos que especulam que o tal dilúvio da Bíblia, aquele do Noé, começou numa sexta. Foi o suficiente pros marinheiros da europa se borrarem de medo. Eles simplesmente acreditaram que seria um dia de azar e pararam de zarpar nas sextas-feiras. 
Seguindo ainda na linha do cristianismo, conta-se que em 13 de outubro de 1307 uma sexta-feira, o rei Felipe IV da França decretou que a ordem dos Templários era ilegal. Foi assim: diz que ele tinha muito medo da influência da Igreja dentro do reinado dele, pra agradar padres e troianos, ele tentou se filiar a ordem religiosa dos Templários, mas os cavaleiros recusaram o fofo e ele ficou uma fera. Mandou torturar e executar todos os templários do país, acusados de heresia. E a coitada da sexta ganhou fama de ser maldita. 
Então, se juntar a sexta-feira com o 13 ai vira filme de terror dos anos 80 (quem não conhece a musiquinha? Quem não ficou se tremendo de medo do Jason, aquele da máscara, do lago, lembram?), vira debate, vira até assunto em blog.
Se você pesquisar na internet vai encontrar coisas como: " O império Asteca acabou quando Hernan Cortés capturou o rei de Tenochtitlán, em 13 de agosto de 1521, uma sexta-feira". 
E você sabia que tem gente que tem tanto medo da data que é doente? O nome da fobia de quem tem medo de sexta-feira 13 é parascavedecatriafobia (tenta dizer isso rápido 3 vezes seguidas) ou frigatriscaidecafobia (ah tá, ficou mais fácil, né?). 
São muitas as curiosidades que não servem pra nada. o único porém na data é que existem uns ignorantes que consideram a Sexta-Feira 13 coisa do demônio, outros têm religiões estranhas e acabam maltratando gatos pretos. O ser humano é nojento e cria superstições desde o primeiro suspiro da história, assim surgem datas e crenças. É normal. O que não dá pra engolir é que se faça mal aos bichinhos que não tem nada a ver com isso. E um alerta: se você tem gatinho preto, cuide pra ele não sair de casa. Nunca se sabe...fique de olho e denuncie!!!! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário