quarta-feira, 22 de maio de 2013

a saudade e meus velhos amigos

no fim de semana encontrei uma turma de amigos "das antigas". e quando falo "antigas" é antigo mesmo, coisa de 20 e tantos anos atrás. eu tinha lá meus 16 aninhos quando os conheci. fazendo as contas ai, tô com 41, dá mais ou menos....hum, sou péssima em matemática. 
alguns deles ainda tinham fotos nossas "daquela época". o encontro foi num almoço, rimos, nos abraçamos, matamos a saudade, e vimos as tais fotos.
foi então que percebi o quanto eu tô sentindo falta de mim. que saudade de mim! vendo aquelas fotos de uma deca criança, linda e ingenua me deu raiva dessa deca "envelhecente" que nunca se deu a chance de se sentir bonita. passei a vida arrastando corrente me sentindo um patinho feio. e nossa, vendo aquelas fotos vi que a juventude não tem como ser feia. eramos todos lindos. 
nossa pele, nossos sorrisos, nossos sonhos, esperanças, planos, desejos. como eramos lindos! e jovens!  como diz o poeta "somos tão jovens". somos? não. não somos mais. perdemos nossas fraquezas pelo meio do caminho.
agora somos fortes, decididos, seguros, senhores de si. agora temos rugas, usamos óculos, ganhamos barriga, perdemos cabelo. agora somos tudo o que sonhávamos ser. ou não.
que saudade de mim! essa melancolia não é tristeza, é saudade. não me arrependo da vida que tive, nem da que tenho, não é isso. é só essa saudade do que poderia ter sido. do que era. das lembranças, dos caminhos que não voltam mais.
hoje temos filhos, temos compromissos, temos emprego, horários, agendas. saudade do descompromisso. 
saudade boa de como riamos antes, como chorávamos antes.
saudade de quando as lágrimas cobriam meu rosto e eu me sentia a criatura mais infeliz da face da terra. saudade de quando uma piadinha virava jeito de falar, e os apelidos vinham fáceis numa brincadeira sem fim. eram sentimentos fortes, era um desespero, um vulcão.  
hoje não. as lágrimas secaram, os sentimentos estão mornos. 
será que ainda somos lindos?
não sei. essa coisa de ficar velho tá me dando pregas nas alma, como diria fernando pessoa.
dizem que ser jovem é um estado de espírito. meu espírito hoje está na sala de fisioterapia cuidando do joelho velho.
quero voltar a ser linda. e encontrar os amigos é sempre um bom começo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário