quarta-feira, 4 de julho de 2012

segredos revelados: meu antepasto de berinjela...

fotos: andrea carvalho
modéstia à parte, faço um antepasto de berinjela que é de tirar o chapéu. é uma "releitura" de caponata. peguei uma receita aqui, outra ali, dei uma aprimorada e saiu a tal "berinjela da deca". posso ensinar o passo a passo. quer aprender? vamos lá então:




ingredientes para a berinjela da deca:
berinjelas (de 2 a 4)
abobrinha italiana (2 a 4)
pimentão (um verde, um vemelho, um amarelo)
cebola (1 ou 2)
alho (umas 5 cabeças ou mais)
azeitona (preta e/ou verde) picadinha (um pote)
uva passa preta e/ou branca (uma xícara mais ou menos - opcional)
azeite (de 500 ml a 1 litro)
vinagre balsámico (uma colher de sopa ou duas)
temperinhos (ai vai do cozinheiro, pode colocar orégano, páprica, pimenta calabreza, pimenta preta, pimenta branca, enfim, o tempero é seu)





antes de cozinhar, lavar bem os potinhos pra guardar a compota é fundamental! eu fervo primeiro pra tirar o rótulo e uma segunda vez pra tirar a cola. depois lavo bem com sabão e deixo secar.



vamos então ao que interessa: corte a berinjela e a abobrinha e coloque bastante sal nelas. deixe de lado pra elas "suarem". depois de uns 15 a 20 minutos elas vão largar uma água. aquilo é o amargo que tá saindo delas.se não fizer isso, fica com aquele gosto estranho de berinjela.



enquanto as berinjelas e abobrinhas suam, corte o resto dos ingredientes. eu corto em tirinhas. há quem goste em cubinhos. vai do gosto do freguês. a cebola deixo um pouco numa água quente pra tirar o ácido dela. as azeitonas não estão na foto mas elas também são picadinhas, e o alho em lâminas.

depois da berinjela e da abrobrinha suarem, você tira a água (vai estar meio marrom), lave bem em água corrente e seque. um processo chato, mas Deus está nos detalhes, não é mesmo? pra lavar uso um escorredor, tá ali no fundo, conseguem ver? e depois coloco elas em cima de um guardanapo, e jogo outro por cima. pode secar com papel-toalha também. depois de tudo seco, é hora de cortar em tirinhas.
eu monto assim: berinjela, cebola, abobrinha, pimentões e toda a uva passa. rego generosamente com azeite e coloco o vinagre balsámico. cubro com papel laminado e mando pro forno. fica lá 45 minutos, fogo baixo.

retiro do forno e acrescento as azeitonas, o alho, os temperos e misturo tudo. volta pro forno, agora sem papel laminado...


uma hora depois, dando umas mexidinhas de vez em quando, tá pronto. deixe esfriar.


voilà. foi pro pote. deixe na geladeira por 3 dias e depois é só curtir...no pão italiano, no sanduiche, na carne, na salada...
dá trabalho, mas eu garanto que fica bom! é isso. beijos.





3 comentários:

  1. Deca! Deca! Deca! Isso é alquimia pura!!! Vc transforma berinjela, abobrinha, alho, cebola... EM OOOOOURO, DECA!!! Aliás... Ouro; compra, enfeita... Sua berinjela sustenta e traz felicidade... hummmmmm... É Muito BOM!!! Feliz de quem já provou... bem-aventurado quem provará!!! heheheheh bjs, Dequinha!

    ResponderExcluir
  2. teu pote tá prontinho. já curtiu 3 dias!!!

    ResponderExcluir
  3. minha mãe adora berinjela. manda um desses pra ela...
    hehehe.

    ResponderExcluir