segunda-feira, 16 de julho de 2012

o guarda-chuva e a estátua de baco

foto:daniela xu http://www.flickr.com/people/daniela_xu/

eu amo guarda-chuva...não tem muita explicação do porquê. assim como amo janelas. adoro foto de janela. e de guarda-chuva. não sei qual prefiro. mas hoje, fico com os guarda-chuvas. e vale sombrinha também. sombrinha é a versão feminina do guarda-chuva. eu sempre vi a sombrinha como aquela versão mais delicada, mais de mulherzinha, mais pros dias de sol. algumas informações sobre a origem deles contam que os mais antigos guarda-chuvas que se conhece foram os da mesopotâmia, há 3.400 anos. na região onde hoje é o iraque eles faziam pra proteger a cabeça dos reis, mas não da chuva, e sim do sol. eram feitos de folhas de palmeiras , plumas e papiro. durante um tempo ganharam status religioso: eram usados na áfrica, por exemplo, pra  proteger divindades. na antiga grécia durante as bacanais usava-se um guarda-chuva sobre a estátua de baco (uma bacante ficava segurando...ah esses deuses...). nas cerimônias cristãs iam a frente do papa dois guarda-chuvas, um aberto simbolizando o poder temporal e outro fechado como símbolo do poder espiritual. na grécia e roma eram tidos como artigo exclusivamente feminino. já os chineses usam o guarda-chuva desde o século xii antes de cristo. a revista superinteressante publicou uma reportagem contando que no século 18 jonas hanway, um inglês maluco por guarda-chuva como eu, usou tanto o dele que criou moda. no início todo mundo ria, mas em 1786 quando ele morreu, os ingleses aceitaram sair à rua com o acessório. tem algumas crendices que dão conta que o guarda-chuva não pode ser aberto dentro de casa, dá azar. e você sabia que antes as sombrinhas eram usadas até para distinguir classes sociais? era chique ser branquelo. rico não era moreno. quem era mais queimado do sol eram os trabalhadores. ainda bem que agora eles estão ai pra todo mundo, né? sombrinhas e guarda-chuvas já foram feitos de bambu, já foram pesadíssimos, até de 2 quilos. já tiveram babadinhos e fazem sucesso no cinema também. quem nunca sonhou em ser uma mary poppins? ela pegava aquele guarda-chuvinha dela e saia por ai voando. e o pinguim, o inimigo do batman? é sempre um charme um vilão com guarda-chuva, né? ele, o guarda-chuva, já foi peça fundamental na cena do filme "minority report" em que o tom cruise está fugindo com  a precog, lembram? e a organização umbrella corporation, do "resident evil"? tá lá: guarda-chuva branco e vermelho, no logotipo da corporação. um luxo!  já fizeram filme em que ele está no título, vide "eu e meu guarda-chuva"...e o que seria da dancinha do genne kelly  em "dançando na chuva"sem o guarda-chuva? falando em dança, o frevo tá ai , né? pra mostrar toda a importância de um guarda-chuva. já foi feita até música pra ele (a chicletíssima umbrella da rihanna...) e como se perde guarda-chuva, né? só se perde mais caneta bic do que guarda-chuva, eu acho. ambos são realmente de outro mundo, simplesmente somem...e confesso: não poupo na hora de comprar um. tenho rosa, laranja, azul. já tive rosa de bolinhas brancas, de tigresa, até com foto da madonna. tenho algumas lembranças da infância e uma delas era estar usando um guarda-chuva enorme do meu pai e passaram uns coleguinhas da escola , que eram mais velhos, e riram do meu guarda-chuva. por ele ser muito grande, eu acho. pois já sendo a deca desde sempre, passei uma semana indo com o tal gigante pro colégio. abria bem espalhafatosamente, mesmo sem chuva. nunca mais ninguém riu dele, perdeu a graça. ai passei a usar um do meu tamanho, que era lindinho, azul escuro com detalhes vermelhos. nunca mais parei de usar. e agora que os guarda-chuvas estão coloridos, me encantam mais ainda. e tem de tudo que é jeitão: grandes, pequenos, uns em que a pessoa fica praticamente toda dentro dele (já viram? transparente, coisa de japonês). tem até pra nina, minha schnauzer...é cada um mais lindo que o outro. e quando muitos estão juntos, ai que a cena fica mais interessante, colorida...sim, sou assim, acho poético um guarda-chuva. e pra minha alegria olha a noticia que me chega hoje, em plena seca de brasília: " existe uma possibilidade de que chova nesta terça-feira (17/7) em áreas isoladas do Distrito Federal, segundo a meteorologista de plantão Morgana Almeida, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)". ah morgana, tomara que você esteja certa. é sempre bom ter a chance de desfilar meus queridos por ai. ah, já ia esquecendo, fica uma dica pros mais fashionistas: um bom guarda-chuva vira acessório luxo de qualquer visu. fui.

foto minha lá na redação, em um dia de chuva, nosso jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário