terça-feira, 26 de junho de 2012

um caos no país da copa

não estamos preparados: nem aeroporto, nem rodovias, nem ninguém






- quero só ver quando chegar a copa!!! praticamente essa foi a frase do meu fim de semana...por onde andei tinha alguém falando sobre isso...(estive em porto alegre e algumas semanas atrás em são paulo, e foi a mesma coisa nos dois lugares...sem contar que já virou bordão em brasília)...e sobre isso tenho a dizer: eu também! aliás, nem quero ver ...se está um sufuco agora, imagina quando começarem a chegar os turistas...o brasil não está preparado....brasília, são paulo, porto alegre não estão...se o rio estiver, ponto pra eles! o fato é que nada está funcionando...as cias. aéreas , o sistema nos aeroportos, as rodovias, os hotéis, os táxis, o atendimento em qualquer lugar, o transporte, a saúde, as pessoas...tudo está devendo, tudo está ruim...temos que nos repensar ou vai ser um fiasco internacional...no caso das cias. aéreas a coisa tá muito feia, beirando ao caos. tenho vários exemplos...vamos lá. indo pra sampa de tam enfrentamos problemas logo no estacionamento do aeroporto aqui em brasília...não tem vaga. isso que você vai pagar caro para deixar o carro ali...e se fosse só no aeroporto, mas em nenhum lugar de brasília tem vaga...mas falemos do aeroporto...além da escassez no estacionamento, enfrentamos o velho e conhecido problema da falta de civilidade do ser humano...(história rápida 1: três mocinhas chegando sei lá de onde encontram um mocinho que ajuda a colocar as malas no carro...o que era pra ser rápido, já que tem um idiota - no caso, eu e meu marido - esperando pela vaga, vira uma novela...as mocinhas e o mocinho não param de conversar, de se abraçar, rir e contar  causos...hellloooouuuuuuu...será que não dá pra ser rápido? será que não estão vendo os infelizes esperando a vaga? parece que não...fim da historiola...) contornada a falta de educação alheia, check in feito via internet em casa, enfrentamos filas até então suportáveis...entramos na aeronave e sentamos nas nossas apertadíssimas poltronas, comemos nossa saborosa e imperdível porção de biscoitos e voilà, bebemos cervejinha!!! ...mal sabia eu que seria o último luxo numa viagem de avião...finalmente, chegamos a são paulo! minha mala chegou inteira! aliás, minha mala chegou! ...já tive tanto problema com mala, que o fato dela chegar já é mais um luxo!!! e aqui entre nós, os caras que carregam as malas parecem ter raiva delas...precisam urgentemente de um curso de reciclagem, não é possível...enfim, no aeroporto de sampa, ficamos hooooooras esperando as malas sairem na esteira...conseguimos juntar tudo e fomos pegar um táxi. ai senta que lá vem a espera...fomos direto ao quiosque do táxi: interditado...- a senhóóóra pode estar indo direto pra fila lá fora...- ah tá, brigada. chegando lá fora no aeroporto, a senhoóóóra aqui se deparou com duas enormes filas, umas bichas longas que não se via o fim...e qual a diferença de táxi comum pra especial? ninguém te explica...só se sabe que um é mais caro que o outro...um senhor aparentemente nativo disse que o táxi especial é de rádio táxi, tem ar condicionado e é monitorado pelo rádio/satélite...já o comum é um salve-se quem puder...ah, vamos de comum mesmo...mais horas na fila, pegamos o táxi que nos levou ao hotel...pelo gps seriam poucos quilometros...demoramos uma hora (ou quase) no que deveriam ser poucos minutos...ufa, chegamos ao hotel...(dai são muitas histórias engraçadas que conto mais tarde)...dois dias depois, na hora de voltar pra casa, até que o trânsito estava legal...aeroporto cheio, mas tranquilo...o atendente da tam perguntou: vocês gostariam de voltar mais cedo? posso tentar encaixar vocês ...querem? queremos!!! e assim foi...nos deram as cadeiras chamadas de assento conforto (nada mais justo, já que nossas passagens eram num horário mais tarde mas eram mais caras, enfim....)...o tal assento conforto na tam é pago. isso é informado assim que você pergunta por eles...embarque encerrado, portas trancadas...um bunitão que se acha mais importante que os outros simplesmente  levanta do lugar dele e senta no assento conforto! assim, na maior cara dura...ou a tam cobra pelo tal assento e exige comprovante na hora da pessoa sentar ou não cobra nada e foda-se...o que não pode é alguém pagar pra ficar lá e vem um sem-educação e senta sem pagar nada!!! ai o mesmo bunitão resolve que vai colocar a mochila dele em cima da minha! começou a afofar minha mochila e ei, falei eu, se você for colocar sua mochila ai, cuidado que na minha tem coisa de quebrar...sim, porque as pessoas simplesmente saem amassando as mochilas alheias pra fazer caber as delas. ah vai se fuder, acha outro lugar...aliás, é difícil achar outro lugar porque na tam você pode entrar com bagagem de mão do tamanho que você quiser...tem gente que leva malas enormes que ocupam todo o bagageiro...ai não dá pra quem quer...isso precisa ser organizado, e as pessoas precisam ser mais civilizadas...a falta de educação do brasileiro no aeroporto/avião é uma coisa impressionante...enfim, chegamos...minha mala chegou, imunda, com uma alça quebrada, mas chegou (o tanto que eles gastam em conserto de mala e reposição dava pra pagar o tal cursinho pros caras que fazem o carregamento delas)...ai lá vou eu pra porto alegre no último fim de semana...meus problemas já começaram no check in feito em casa...desta vez foi pela gol...não aceitava minha tentativa pela internet, até que descobri o motivo: era um voo da webjet!!!! eu comprei passagem da gol fui de webjet e voltei de varig...depois de descobrir que era webjet, consegui fazer o tal check in...fui de mala vermelha já que a rosa estava destruída...de novo : vaga em estacionamento não existe...(história rápida 2: cheguei bufando no tal portão f, aquele lá no fundão do aeroporto...tudo lotado, gente em pé, sentada no chão, criança chorando, parecia uma rodoviária - sem preconceito, apenas pra ilustrar a confusão que estava-...avistei uma cadeira vazia...fui em direção a ela e chegando lá tinha uma caixa de vinho em cima...perguntei para a senhora que estava na cadeira ao lado se era dela...- não, não é minha...perguntei para o cara que estava num grupinho em pé ali perto...- essa caixa é do senhor? ...ninguém responde. - o senhor vai sentar? insisti eu...o cara me encarou e ficou me olhando como se eu fosse um et...- não, não vou sentar...me respondeu ríspido - então o senhor pode desocupar a cadeira para eu sentar, por favor? se não for pedir muito...o cara quase me jogou a caixa de vinho na cabeça...pode????!!!! sociedade moderna é isso ai, respeita o próximo, principalmente as mulheres, sabe conviver em comunidade e esbanja civilidade, né? ahan, senta lá, cláudia). ai começam os avisos de que o voo vai mudar de portão, depois voltam atrás....com uma hora de atraso vamos todos para aquele ônibus maldito que nos leva até a aeronave...e ai novamente nossos homens dando exemplo...estavam eles todos sentados enquanto as mulheres ficaram em pé já que demoram a chegar pra pegar lugar uma vez que são mais lentas carregando bolsas, sacolas, echarpes e afins...eu levantei para uma senhorinha sentar...e nenhum macho que estava por perto se dignou a ceder espaço...ela me agradeceu e eu não me contive...disse logo: agradeça também aos senhores bem educados que nos acompanham...dentro do avião descobri que as poltronas da webjet não se mexem!!! elas nem tem botãozinho para abaixar o encosto...e pra comer você não ganha nem a opção de barrinha de cereal, você ganha um cardápio! se quiser comer tem que pagar...e em dinheiro, nada de cartão!!! passado o susto, liguei meu foda-se e dormi. cheguei em porto com uma hora de atraso, no terminal velho...a coitada da minha irmã ficou rodando feito louca até me achar...(sim, porque ninguém te informa nada)...ela me achou e fomos felizes pra casa...depois de muitos outros episódios de falta de civilidade, de educação e de total e absoluto descaso com o alheio, terminei minha folga e voltei...o problema é que não voltei simplesmente assim, fácil...não...já em pleno domingo enfrentamos um trânsito pesado entre porto alegre e são leopoldo...que rodovias são essas , minha gente? e quando tiver jogo na cidade, como as pessoas vão se mover? quero só ver quando chegar a copa...enfim, no saguão de embarque da gol um caos...ninguém se
aeroporto lotado:visão do inferno
entendia...eram umas quatro filas, eu que só tinha que despachar a mala fiquei mais de meia hora pra conseguir ser atendida...as pessoas sem informação alguma, e os funcionários da gol sem saber informar, sem se mexer, sem iniciativa...estrangeiros em pânico porque ninguém explicava nada...depois de muita luta e já atrasada, eu e todos os passageiros vamos ao mesmo tempo para a sala de embarque...e agora instalaram lá os raios x da polícia...uma lerdeza sem fim...ai claro, mudou o portão do meu voo, e mais uma vez ninguém sabia informar nada. o sistema de som parece o de igreja do interior com padre polonês: xmadheuayu portaçsoasu seis...aliás, o que mais tinha era gente sem entender nada...a aeronave era da varig, um casal perdidinho viajava pela primeira vez e me perguntou se o voo era da gol. - sim, respondi eu, é que a gol comprou a varig e ainda não pintou o logotipo...e mais uma vez: quer comer? paga. fiquei lendo. (histórinha rápida 3: pedi pra aeromoça uma revista, ela me trouxe, terminei de ler e o cara que estava do meu lado pediu emprestada...e nunca mais devolveu! tipo, como assim?) ...o que importa é que entre trancos e barrancos cheguei a brasília - com mais de uma hora de atraso - mas cheguei...é que eles fazem assim agora: colocam todos os passageiros correndo pra dentro do avião, e ficam lá parados, esperando autorização para decolar...espertinhos já que pra infraero eles não estão atrasados, estão esperando...mas na verdade é atraso sim...antes você ficava esperando no saguão, dava pra beber uma água, comprar uma revista...agora nem isso...te espremem lá dentro e você que espere...pra variar demorou horrores liberarem as malas e a minha chegou com um pezinho quebrado...eu já estava tão cansada e de saco cheio que deixei pra lá...o bom de voltar pra casa é que da portinha de vidro já vejo de longe a nina toda espivitada me esperando do lado de fora...ai a louca - eu - se joga no chão pra abraçar a cadela...fim. final feliz (ou quase, porque ainda tenho tantas outras histórias que vou ter que contar em capítulos)..p.s - no dia que resolvo falar de aeroportos, vocês viram isto? http://r7.com/D0NO

Nenhum comentário:

Postar um comentário