terça-feira, 8 de maio de 2012

a filha do mal...ou o despertar das trevas


lá vou eu falar de mais um filme de terror...vi ontem the devil inside me ...sempre que me pedem dicas de filme eu tenho um repertório gigante...principalmente de filme de terror, trash, slasher ou não...não que se resuma a isso, mas são os meus preferidos...é, eu sou assim...então vamos lá, atenção.............spoilers.......o tal the devil inside me é um filme de exorcismo e ganhou no brasil o "brilhante" nome de a filha do mal ...como sempre, quem dá nome aos filmes brasileiros é de uma criatividade ímpar: ou conta quase o filme todo numa tradução pra lá de livre (tipo you again - traduzido para juntos pelo acaso...conta ou não o filme todo? quem vai ficar com mary? hummm será que é uma mulher disputada por vários homens???) ou os gênios colocam um subtítulo, já notou? (táxi driver - motorista de táxi; arthur - um milionário sedutor; cristhine - o carro assassino; milk - a voz da liberdade...) fora quando os filmes ganham traduções horrorosas como por exemplo: a malvada (all about eve - que eu amooooooo) ; apertem os cintos que o piloto sumiu (airplane); curtindo a vida adoidado - quando o orginal é ferris bueller´s day off...*nota mental importante: fazer um outro post só sobre essas licenças poéticas de quem faz título brasileiro...no caso aqui, eu vi o filme a filha do mal com legenda em português de portugal o que levou o filme a ganhar o título de o despertar das trevas...pense!!! por lá eles também são criativos, não? em resumo o filme é assim:maria rossi matou três religiosos que tentaram fazer um exorcismo, foi internada e nunca mais viu a filha...isabella aos 20 e poucos anos vai atrás da mãe e presencia uma possessão...acha que a mãe tá com o diabo no corpo e ganha ajuda de dois padres...e não vou contar o final....posso dizer que é bastante previsível...a tal filha é uma atriz brasileira, fernanda andrade, ela nasceu em são josé dos campos e foi pros eua aos 11 anos...já participou até de episódios do c.s.i...se deu bem porque recebeu críticas bastante favoráveis a atuação que fez...em uma entrevista ela contou que a cena do reencontro dela com a mãe foi filmada em um hospital de animais abandonados e que isso deixou tudo muito esquisito ...e que o diretor fez questão de deixar ela longe da atriz que fez o papel de mãe (suzan crowley) e elas só se conheceram durante a cena mesmo...o filme custou só um milhão de dólares...e repete a fórmula batida de fazer um documentário falso, aquele velho truque de câmera se mexendo, com ares de amador (já encheu o saco, foi divertido na bruxa de blair, mas depois se fez tanto que esgotou - quem não viu cloverfield, o último exorcismo, rec, atividade paranormal?é o chamado mockumentary, que pra mim já deu.) enfim, achei a filha do mal arrastado, perdeu um tempo danado no blá blá blá dos padres chatos pra caralho, sem surpresas e sem originalidade...tem duas ou três cenas bacanas do contorcionismo diabólico (já visto rapidamente em outros filmes como em o exorcismo de emily rose, ou no já citado o último exorcismo)...claro que tem umas ceninhas de sustos...filme de exorcismo sem susto não vale...uma das cenas que mais esperei foi a da capa - onde aparece uma freira com os olhos brancos- mas que decepção! foi apenas uma ceninha de passagem no filme, sem importância alguma...mas de qualquer maneira, pra fãs do gênero, vale assistir...como eu disse tem lá uma ou duas ceninhas de susto sim...e qualquer filme do tipo visto depois da meia-noite vira um filmão...né? eu que tenho medo do escuro posso garantir isso...fica ai a dica.
a capa assustadora...

Um comentário:

  1. 'eu rezo... e a-con-te-ce!" aihaiuhiahiauh... Vou baixar pra assistir, mas pela brasileirinha (que adorei em Fallen - série da HBO)... Mas confesso que fiquei meio desapontado. Eu achei que fosse um filmão no nível de A Mulher de Preto... Mas enfim... O jeito é ver pq é o que tem.
    E nessa linha de títulos brazukas... um dos que mais causa arrepios nos nervos é: Deep River = Entre meninos e lobos. lol

    ResponderExcluir